terça-feira, 14 de junho de 2011

DESMISTIFICANDO O ARCO - ÍRIS

Arco-íris não existe realmente

Posted: 01/04/2011 by Andrew in Astronomia, Atualidades, Meio Ambiente
Cai uma chuvinha rápida e rala, típica de um final de tarde de verão, com o Sol quase se pondo. Embora não se possa ver o Sol, em alguns casos pode-se ver um Arco-íris. Espetáculo gratuito.  Também chamado arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva, arco-da-velha, o arco-íris não existe realmente como em um local do céu, mas é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador.
É um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. É um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta em seu interior; a ordem completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou indigo) e violeta. Ver também o artigo sobre as cores para informações sobre o espectro de cores do arco-íris. Para isso acontecer o Sol deve estar às nossas costas (não mais que 42 graus acima do horizonte), e na frente ter uma “cortina” de gotículas de água na atmosfera, que farão o papel de elementos dispersores para formar os diversos arcos concêntricos nas cores que vão do vermelho ao violeta.
Simbologia
Cristianismo, islamismo e judaísmo dizem que o arco-íris foi intitulado por Deus “arco-da-aliança”, pois logo após o Dilúvio quando a Arca de Noé pousou sobre o Monte Ararat Deus prometeu que nunca mais iria inundar a Terra e depois de cada chuva seu arco apareceria nas nuvens e este seria o símbolo da aliança estabelecida entre Deus e toda carne vivente de toda espécie que está sobre a terra e por todas as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário